Bateria acústica e eletrônica: prós e contras

3 minuto(s) de leitura

Oi pessoal,
hoje vamos falar dos prós e contras dos dois tipos de bateria: acústica e eletrônica. Vamos tratar dos critérios a seguir:

  • pré-requisitos;
  • volume e barulho;
  • afinação;
  • versatilidade; e
  • gravação.

Partiremos do pressuposto que já temos bateria, baquetas, banco e pedal de bumbo.

Bateria acústica

A bateria acústica é nossa velha conhecida: é composta de tambores, pratos e ferragens.

Stefan Müller
Stefan Müller (CC BY-NC-ND 2.0)

Pré-requisitos

Nenhum! É só sentar e começar a tocar.

Volume e barulho

A bateria acústica é um dos instrumentos mais barulhentos que existem, talvez o mais barulhento. Se você mora em apartamento, provavelmente terá que instalar isolamento acústico em um cômodo para tocá-la sem incomodar seus vizinhos.

Afinação

livros inteiros sobre afinação de bateria, que consiste basicamente de escolher a pele apropriada e aplicar a tensão adequada nos parafusos de afinação – algo mais fácil de falar do que de fazer.

Versatilidade

Em tese a bateria acústica é versátil porque ela é um kit composto de pratos, tambores e ferragens, então podemos mudar bastante seu som simplesmente pela troca dos componentes – algo que não se pode fazer com um piano, por exemplo.

Além disso, é possível mudar bastante o som dos tambores por meio da afinação. Há limites, contudo. Um bumbo de 22 polegadas sempre produzirá bastante volume e uma caixa metálica em regra terá tom mais brilhante que uma caixa de madeira, independentemente das peles e da afinação utilizadas. E ainda não mencionamos o custo de aquisição dos componentes avulsos; algumas caixas custam sozinhas mais que kits inteiros.

Gravação

Para gravar uma bateria acústica é necessário microfoná-la, o que requer investimento e conhecimento especializado.

Bateria eletrônica

A bateria eletrônica consiste de um módulo eletrônico e um conjunto de pads, que podem ser de borracha, malha (mesh) ou silicone. O módulo e os pads são montados em um rack. Quando tocamos, o módulo detecta a força, a velocidade e outros parâmetros por meio de sensores embutidos nos pads e gera o som correspondente.

Wikimedia Commons (CC-BY-SA-4.0)

Pré-requisitos

Para tocar em uma bateria eletrônica você vai precisar, no mínimo, de uma tomada elétrica e fones de ouvido ou um monitor pessoal de bateria.

Volume e barulho

O volume do som da bateria eletrônica é aquele que o(a) baterista regula nos fones de ouvido ou no monitor pessoal.

O barulho produzido pelas baquetas e pelo batedor do pedal de bumbo ao percutir os pads não atravessa paredes de alvenaria. Por outro lado, se você morar em apartamento as vibrações causadas pelos impactos vão se propagar pela estrutura do prédio e podem incomodar seus vizinhos, e para impedir essa propagação será necessário usar uma solução de absorção.

Afinação

A bateria eletrônica não desafina e vários modelos de módulos permitem modificar parâmetros de afinação, a exemplo de tom e ressonância.

Versatilidade

Os módulos de baterias eletrônicas, mesmo os mais simples, vêm com vários kits embutidos. Assim, é possível mudar de um kit de jazz para um de rock com o toque de um botão.

Além disso, se o módulo tiver uma porta de saída MIDI, também é possível conectá-lo a uma DAW e utilizar um dos diversos plugins VST disponíveis no mercado para reproduzir os sons de uma vasta gama de baterias acústicas.

Por fim, os módulos geralmente vêm com aplicativos de metrônomo e entradas de áudio que permitem conectar dispositivos de reprodução a exemplo de aparelhos de som, computadores, celulares e tablets, o que faz as baterias eletrônicas bastante convenientes para estudo e prática. Alguns módulos têm funções de treinamento.

Gravação

É trivial gravar o som de uma bateria eletrônica porque os módulos têm saídas de áudio que podem ser conectadas a dispositivos de gravação.

Qual é a melhor?

Nem uma nem outra, cada uma tem seus prós e contras. Para mim a bateria acústica não é uma opção porque moro em apartamento, e por isso tenho uma bateria eletrônica que é ideal para meu uso de prática e estudo – mas se morasse em uma casa consideraria comprar uma bateria acústica.

Resumo

Bateria Acústica Eletrônica
Pré-requisitos Nenhum Tomada elétrica e fones/monitor pessoal
Volume e barulho Bastante! O do som é regulável, o dos pads é discreto, as vibrações podem ser absorvidas
Afinação Necessária e não-trivial Desnecessária. É possível regular parâmetros
Versatilidade Possível, mas não-trivial/custosa É fácil personalizar o kit e os módulos têm recursos embutidos
Gravação Exige microfonação Basta conectar a saída de áudio a um dispositivo de gravação